Imagine ser capaz de permanecer aberto, aterrado e flexível quando se deparar com o sofrimento no mundo. Embora nossos padrões habituais muitas vezes nos levem a ignorar ou tentar nos afastar do sofrimento, há outra opção. Podemos usar os desafios da vida como oportunidades para nutrir a sabedoria e a compaixão e encontrar a verdadeira felicidade. No budismo, uma das maneiras mais poderosas de fortalecer essas qualidades é um conjunto de práticas conhecidas como as seis paramitas.
As seis paramitas são generosidade, conduta ética, paciência, alegre empenho, meditação e sabedoria. Essas qualidades são a expressão natural da mente desperta. Ao explorarmos as paramitas, aprenderemos como elas nos apoiam no aqui e agora e enriquecem a forma como vivemos nossas vidas. Essa jornada nos leva além de um senso limitado do eu para um coração aberto e tranquilo.
Neste workshop de fim de semana, a instrutora do Tergar Myoshin Kelley nos guiará por uma exploração das seis paramitas, mostrando como essas qualidades do coração e da mente podem nos apoiar no caminho do despertar. Nosso tempo juntos incluirá ensinamentos em vídeo de Yongey Mingyur Rinpoche, apresentações sobre as seis paramitas feitas por Myoshin, além de meditações guiadas e discussões.
Quando: 19 e 20 de outubro, das 9h00 às 17h30.
Onde: Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca, RJ.
Este retiro está aberto tanto para meditadores iniciantes quanto para experientes. Não há pré-requisitos.
-> Inscrições e detalhes sobre o curso podem ser vistos aqui.
Sobre Myoshin Kelley
Myoshin Kelley participou no seu primeiro retiro de meditação em 1975, aos 20 anos. Nos anos seguintes, ela recebeu instruções sobre o Dharma a partir de vários célebres mestres de meditação budista nas tradições Theravada, Zen e Vajrayana. Ela praticou extensivamente com os mestres de meditação birmaneses Chanmyay Sayadaw, Sayadaw U Pandita e Sayadaw U Tejaniya. No início da década de 1990, Myoshin recebeu instruções de meditação do mestre Soto Zen Hogen Yamahata. O seu desejo pela prática de meditação a longo prazo levou-a à Birmânia em várias ocasiões.
Em 1994, ela acompanhou o seu marido, Edwin, à Insight Meditation Society (IMS) em Barre, Massachusetts, onde treinou como instrutora de meditação por Joseph Goldstein e Sharon Salzberg. Desde então, ela tem ensinado meditação em vários lugares na América do Norte. Em 2003, foi nomeada professora residente no Forest Refuge, o centro de prática do IMS.
Myoshin entrou em contacto com os ensinamentos Vajrayana em 1993 e conheceu Mingyur Rinpoche em 1998, quando o Rinpoche visitou os Estados Unidos pela primeira vez com seu irmão, Tsoknyi Rinpoche. Desde então, ela tem praticado com Mingyur Rinpoche na América do Norte e na Ásia, beneficiando das suas instruções hábeis e lúcidas sobre os profundos ensinamentos do Mahamudra. Ela mudou-se para Minneapolis em 2010 para ajudar a apoiar Mingyur Rinpoche na sua visão mundial e lidera programas a nível internacional e local. E atualmente mora e apoia o florescimento do Tergar na Austrália.