Onde podemos encontrar a verdadeira felicidade? No mundo moderno, nós somos rodeados por diversos níveis de riqueza material e conforto, contudo o nosso exterior sofisticado, muitas vezes, mascara os sentimentos de insatisfação, ansiedade e depressão. Muitas vezes, ironicamente, parece que quanto maior o progresso no mundo ao nosso redor, menos conteúdo temos em nossas vidas.
A meditação nos mostra que a verdadeira felicidade é encontrada dentro de nós. Os sentimentos de satisfação e plenitude que muitas vezes buscamos fora de nós são na verdade parte da nossa natureza básica. Infelizmente, nós nos tornamos tão habituados a olhar para fora de nós mesmos procurando a felicidade que muitas vezes não sabemos como descobrir essa “riqueza interior.” Embora todos tenham potencial para encontrar a profunda e duradoura felicidade que não depende das circunstâncias externas, simplesmente ouvir que já temos o que precisamos para sermos felizes, não é o suficiente, precisamos de métodos práticos para descobrir a nossa verdadeira natureza, práticas que nos permitirão ir além do condicionamento cultural que perpetuamente nos diz que somos incompletos.
A prática da meditação nos desperta para a alegria do momento presente. Ao cultivar a atenção e a consciência plena podemos transformar qualquer situação, mesmo situações desafiadoras como a dor crônica, ou padrões de pensamentos destrutivos e emoções difíceis, em fontes de paz e alegria interior. Esta transformação interior não nos obriga a termos que nos alienar do mundo. Pelo contrário, a vida cotidiana está repleta de infinitas possibilidades de usar a prática da atenção plena para encontrar a preciosidade de cada momento. A meditação não é para nos tirar do mundo, mas para abrir nossos corações e mentes para a beleza que já existe em nós.
Durante séculos, várias formas de meditação vêm sendo ensinadas e praticadas em quase todas as religiões do mundo. Embora existam importantes diferenças entre as técnicas encontradas em cada tradição, elas compartilham a crença de que a verdadeira felicidade não pode ser encontrada nas condições mutáveis do mundo externo, mas sim por se voltar para dentro e explorar a paisagem do coração e da mente.
Nos últimos anos, a meditação também recebeu uma grande atenção da comunidade científica. Pesquisadores de Harvard, MIT, da Universidade de Wisconsin, e de outras instituições de renome têm explorado os efeitos da meditação em quase tudo, desde a pressão arterial alta até estados de pico da consciência. Sua pesquisa mostrou não só os profundos efeitos que a meditação pode ter sobre o cérebro de meditadores avançados, mas também como a prática da meditação por apenas alguns minutos por dia pode criar um aumento dramático nas partes do cérebro associadas com a felicidade e bem-estar. Através da meditação também foi observado que ocorre uma melhora significativa no sistema imunológico do corpo e na capacidade do cérebro de se concentrar por períodos mais prolongados, além de ser um tratamento eficaz para muitas desordens psicológicas.