O que é a Alegria de Viver?
A Alegria de Viver é um caminho de estudo e prática de meditação que pode ser seguido por qualquer pessoa, independentemente da orientação religiosa ou cultural. Foi concebido por Yongey Mingyur Rinpoche para dar resposta a duas necessidades principais: (1) oferecer um curso abrangente de treino em meditação para quem está interessado em aprender a meditar num formato secular e (2) fornecer um enraizamento em práticas e princípios básicos de meditação para quem está interessado na prática budista formal.
O objetivo deste programa é ajudar-nos a descobrir um contentamento duradouro que não está sujeito às condições flutuantes do mundo externo e a nutrir as qualidades de sabedoria e compaixão que se manifestam naturalmente a partir da própria consciência. A meditação é ensinada como uma ferramenta prática para explorar o panorama do coração e da mente e descobrir a riqueza do momento presente.
As práticas ensinadas na Alegria de Viver, embora enraizadas nos antigos ensinamentos budistas do Tibete, não são de natureza religiosa. Elas lidam com funções básicas da mente, como a atenção consciente e os movimentos de aproximação à felicidade e de afastamento em relação ao sofrimento. Ao trabalhar com essas qualidades da mente, gradualmente transformamos a nossa relação com a experiência do momento presente, aprendendo a abordar cada pensamento, sentimento e experiência sensorial com calor e aceitação incondicionais.
O que é que a Alegria de Viver ensina?
Há três fases de treino de meditação no programa Alegria de Viver. Essas fases incluem ensinamentos de Mingyur Rinpoche sobre os fundamentos da prática da meditação, oportunidades para aprofundar a prática através de retiros em grupo e eventos comunitários e recursos para aprender mais e manter viva a centelha da inspiração.
Cada um dos três níveis do programa Alegria de Viver foca-se em descobrir e nutrir uma qualidade diferente da experiência do momento presente.
- Em Acalmar a Mente: Alegria de Viver Nível 1, aprendemos como a consciência em si é uma fonte de contentamento duradouro e como podemos usar qualquer experiência, mesmo sentimentos dolorosos e pensamentos difíceis, como uma porta de entrada para a paz interior.
- Em Abrir o Coração: Alegria de Viver Nível 2, vemos como os simples desejos de ser feliz e livre de sofrimento estão enraizados na bondade amorosa e compaixão, e como podemos nutrir essas qualidades e estendê-las aos outros.
- Em Despertar Sabedoria: Alegria de Viver Nível 3, aprendemos sobre como as crenças rígidas nos mantêm presos num ciclo de insatisfação e ansiedade e aprendemos que o relacionar-nos com as coisas como elas realmente são (em vez de através das lentes distorcidas de ideias preconcebidas e reações emocionais) pode ajudar-nos a descobrir a pureza básica e as boas qualidades da nossa verdadeira natureza.
Que aulas e eventos estão disponíveis no programa Alegria de Viver?
Há seis oportunidades de estudo e prática disponíveis no programa Alegria de Viver:
- Sessão de Introdução à Meditação
- Grupos de meditação
- Workshops de meditação
- Mini-retiros
- Retiros de prática de fim de semana
- Retiros de prática residencial
Os grupos de meditação reúnem-se regularmente para explorar os ensinamentos de Mingyur Rinpoche com o apoio de uma comunidade de meditadores e a orientação de um currículo abrangente de grupo de meditação. Este currículo, baseado nos livros de Mingyur Rinpoche, A Alegria de Viver e Alegre Sabedoria (Joyful Wisdom), cobre os ensinamentos centrais do programa Alegria de Viver e inclui meditações guiadas, exercícios experienciais e perguntas que promovem a discussão em grupo. As sessões são abertas a todos e são oferecidas gratuitamente, embora os donativos sejam incentivados. Não há pré-requisitos para participar nos grupos de meditação.
As sessões de introdução à meditação oferecem uma maneira breve e acessível de aprender os fundamentos da meditação. Usando os ensinamentos em vídeo da Introdução à Meditação de Mingyur Rinpoche e facilitados por líderes de prática, facilitadores ou instrutores de Tergar, estas sessões dão as boas-vindas na comunidade Tergar e apresentam a abordagem descontraída e espaçosa à meditação, ensinada por Mingyur Rinpoche.
Os workshops de meditação da Alegria de Viver são o coração do programa Alegria de Viver. Com a orientação de instrutores e facilitadores treinados de Tergar, ensinamentos em vídeo de Yongey Mingyur Rinpoche e muito tempo para curtos períodos de meditação e discussão em grupo, estes fins-de-semana fornecem uma valiosa introdução ao mundo da meditação. Qualquer pessoa pode frequentar o nível I da Alegria de Viver. Para participar nos níveis II e III da Alegria de Viver é necessário certos requisitos.
Os mini-retiros da Alegria de Viver destinam-se a dar apoio contínuo a quem participou nos workshops de meditação Alegria de Viver e nos retiros residenciais. Cada sessão inclui ensinamentos em vídeo de Yongey Mingyur Rinpoche (com material que não é mostrado nos workshops de meditação Alegria de Viver), bem como meditações guiadas, discussões em grupo e meditação em andamento. Estas sessões baseiam-se em donativos e estão abertas para os participaram no respetivo nível da Alegria de Viver. Um mini-retiro Alegria de Viver I, por exemplo, pode ser frequentado por qualquer pessoa que tenha participado num workshop ou retiro residencial Alegria de Viver I.
Os retiros de fim de semana da Alegria de Viver são para quem deseja aprofundar a sua meditação através de períodos de prática dedicada. Ao contrário dos workshops Alegria de Viver, que se focam mais em aprender a meditar, os retiros de fim de semana fornecem o espaço para uma maior exploração das práticas aprendidas. Os retiros envolvem períodos de meditação sentada, meditação em movimento e pequenos ensinamentos em vídeo de Yongey Mingyur Rinpoche. Os meditadores podem participar num só dia ou em ambos os dias de qualquer retiro de fim de semana. Recomenda-se alguma experiência prévia com meditação para os participantes.
Os retiros residenciais da Alegria de Viver oferecem uma oportunidade única de aprofundar a experiência dos ensinamentos da Alegria de Viver num ambiente isolado e com o apoio de uma comunidade de meditadores. Cada retiro inclui aproximadamente seis a oito horas de meditação formal por dia, juntamente com períodos de silêncio, ensinamentos em vídeo de Mingyur Rinpoche, discussão em grupo e apresentações sobre os pontos-chave da meditação por instrutores Tergar. Não há pré-requisitos para participar num retiro residencial Alegria de Viver.
O programa Alegria de Viver está disponível online?
Com o lançamento da Comunidade de Aprendizagem Tergar (Tergar Learning Community – TLC), alunos de todo o mundo têm acesso aos ensinamentos, eventos e recursos da Alegria de Viver. Além dos workshops Alegria de Viver I, II e III, que são oferecidos como seminários on-line de seis semanas, também há meditações guiadas e outros materiais e recursos, bem como fóruns e várias oportunidades para os meditadores experienciarem o apoio de uma comunidade global vibrante.
O TLC também é um lugar onde a equipa de Tergar e os coordenadores de grupos de meditação locais podem interagir uns com os outros em fóruns exclusivos para funcionários e aceder a documentos de planeamento, materiais curriculares e outros recursos relacionados com os programas Alegria de Viver e Via da Libertação.
Quem ensina os programas da Alegria de Viver?
Os Centros de Meditação Tergar e os Grupos de Meditação Tergar são liderados por pessoal treinado de Tergar. Dependendo do nível de treino, os líderes de grupo podem ser:
- Líderes de prática
- Facilitadores
- Instrutores
Os líderes de prática Tergar são qualificados para liderar grupos de meditação, mini-retiros, retiros de prática de fim de semana e aulas de introdução à meditação. Os líderes de prática não oferecem ensinamentos formais, mas podem conduzir meditações guiadas, facilitar a discussão em grupo e oferecer instruções informais sobre meditação.
Os facilitadores de Tergar, além de desempenharem as funções descritas acima, também desempenham um papel na condução de workshops de meditação da Alegria de Viver. Os facilitadores juniores podem ajudar instrutores ou facilitadores séniores na dinamização de workshops, enquanto os facilitadores seniores podem dinamizar um workshop por si próprios.
Os instrutores de Tergar podem realizar qualquer uma das tarefas mencionadas acima, além de oferecer ensinamentos formais sobre temas relacionados com os programas da Alegria de Viver, da Via da Libertação e de estudos budistas.
Em certos casos, o próprio Mingyur Rinpoche pode liderar grupos, workshops ou retiros.
Que materiais e recursos estão disponíveis para quem segue o programa Alegria de Viver?
A Tergar International continua a desenvolver uma ampla gama de materiais audiovisual para apoiar quem segue o programa da Alegria de Viver, alguns dos quais estão disponíveis gratuitamente na Comunidade de Aprendizagem Tergar e alguns estão disponíveis para venda na loja online de Tergar. Estes materiais incluem ensinamentos em vídeo e áudio de Mingyur Rinpoche e outros professores, livros e transcrições de ensinamentos importantes, artigos e listas de leituras recomendadas e meditações guiadas para uso na prática diária. Os manuais do aluno e manuais da equipa também estão disponíveis para o programa Alegria de Viver.
Como é que a Alegria de Viver se relaciona com a Via da Libertação?
A Alegria de Viver e a Via da Libertação não são dois caminhos diferentes. Em vez disso, a Via da Libertação baseia-se nos ensinamentos e práticas da Alegria de Viver e é para quem esteja interessado em seguir os ensinamentos do Buda como seu principal caminho espiritual. Nesse sentido, a Via da Libertação pode ser vista como uma extensão dos ensinamentos apresentados na Alegria de Viver.
Como é que os budistas se devem relacionar com a Alegria de Viver?
A Alegria de Viver, embora apresentada num formato secular, baseia-se nos ensinamentos centrais da tradição budista. Os ensinamentos da Alegria de Viver devem ser vistos como a base para a prática budista formal. Espera-se que todos aqueles que estudam os ensinamentos do Buda na Comunidade de Meditação Tergar não só pratiquem e estudem os ensinamentos da Alegria de Viver, mas também regressem a esses ensinamentos repetidamente ao longo da sua vida.
Como é que os não budistas devem relacionar-se com a Alegria de Viver?
Embora enraizados nos ensinamentos budistas do Tibete, os ensinamentos e práticas apresentados na Alegria de Viver lidam com qualidades básicas da mente humana, como a consciência e a compaixão. A Alegria de Viver apresenta um caminho completo de treino em meditação; não há expectativa de que aqueles que seguem o programa da Alegria de Viver se tornem budistas ou estejam até interessados em fazê-lo.
Se tiver mais perguntas, não hesite em contatar-nos em [email protected]. Teremos todo o gosto em responder a quaisquer perguntas que você tenha.