O que é a Via da Libertação?
A Via da Libertação é um curso de vários anos de prática de meditação budista que imerge o praticante nas principais formas de meditação ensinadas na tradição budista tibetana. A forma mais importante de prática neste caminho envolve explorar a natureza da mente através de uma série de exercícios experienciais e instruções diretas fornecidas por Mingyur Rinpoche e outros mestres qualificados. Também são ensinadas várias outras formas de treino de meditação, incluindo contemplações sobre os ensinamentos budistas centrais, como impermanência e compaixão, as práticas preliminares (ngondro) e práticas que envolvem a visualização de imagens simbólicas sagradas.
Para quem é a Via da Libertação?
A Via da da Libertação é para aqueles que se sentem inspirados em seguir os ensinamentos do Buda como seu principal caminho espiritual e, em particular, para aqueles que se sentem atraídos pelas linhagens Kagyu e Nyingma do budismo tibetano e pela forma como os ensinamentos dessas linhagens são apresentados por Yongey. Mingyur Rinpoche.
Não tenho certeza se os ensinamentos budistas são para mim. Como posso saber mais?
Mingyur Rinpoche criou os ensinamentos Alegria de Viver justamente para aqueles que estão interessados em seguir um caminho de meditação, mas num formato não religioso. A Via da Libertação, por outro lado, é um caminho budista. Se quiser saber mais sobre os ensinamentos budistas para ver se são adequados para si, existem algumas opções. A primeira opção é participar num retiro intitulado O Coração dos Ensinamentos do Buda: Explorar a Via da Libertação. Esses retiros, liderados por instrutores seniores do Tergar, apresentam os princípios e práticas centrais da Via da Libertação para aqueles que estão interessados em aprender mais sobre a prática budista. Outra opção é participar num ou mais seminários de Estudos Budistas de Tergar. Essas sessões dão uma visão geral dos ensinamentos do budismo tibetano.
Já sou budista. Posso praticar os ensinamentos da Via da Libertação?
A Via da Libertação é uma continuação dos ensinamentos e práticas oferecidos por Mingyur Rinpoche no programa Alegria de Viver. Se é novo na comunidade Tergar, recomendamos que comece por frequentar os três níveis da Alegria de Viver, mesmo que já tenha uma prática consistente de meditação.
Se medita consistentemente há pelo menos cinco anos e passou pelo menos um mês (cumulativamente) fazendo práticas budistas em grupo ou em retiros solitários, pode participar num retiro da Via da Libertação sem ter trabalhado com os ensinamentos da Alegria de Viver. No entanto, ainda recomendamos que volte e participe nos workshops e retiros da Alegria de Viver posteriormente, pois esses ensinamentos formam a base para a Via da Libertação.
Como posso começar?
Para começar a praticar os ensinamentos da Via da Libertação, precisará participar num retiro ou workshop da Via da Libertação liderado por Mingyur Rinpoche, um lama de Tergar ou um professor convidado. Isso inclui os vários workshops da Via da Libertação ministrados pelos lamas de Tergar, o retiro anual Explorar a Natureza da Mente, no Minnesota (EUA), e outros retiros onde são dados ensinamentos sobre a natureza da mente, juntamente com as transmissões necessárias para iniciar as práticas preliminares (ngondro). pode verificar o nosso calendário de eventos on-line para ver se há um evento perto de si.
Se já participou num dos retiros da Via da Libertação e gostaria de iniciar formalmente as práticas, há uma página de recursos da Via da Libertação disponível no site da Comunidade de Aprendizagem Tergar.
Vídeo: O que esperar de um Retiro da Via da Libertação
O Instrutor Sénior de Tergar Cortland Dahl discute a Via da Libertação e as diferentes atividades que ocorrem nos retiros da Via da Libertação.
Descarregue a transcrição de O que esperar num retiro da Via da Libertação [pdf] (em inglês)
Mais questões?
Se estiver interessado na Via da Libertação e tiver perguntas que não foram respondidas aqui, esteja à vontade para nos enviar um e-mail para [email protected]. Teremos muito gosto em responder a quaisquer perguntas que possa ter.