A Via da Libertação é uma via experiencial de meditação para quem deseja praticar os ensinamentos budistas sob a orientação de Yongey Mingyur Rinpoche. Abrangendo as práticas mais importantes das linhagens Kagyu e Nyingma do budismo tibetano e, baseada nos ensinamentos fundacionais da Alegria de Viver, a Via da Libertação apresenta uma série de técnicas de meditação das tradições do Mahamudra e do Dzogchen concebidas para eliminar as causas de sofrimento e desencobrir a consciência radiante que subjaz a toda a experiência.
Há dois trilhos na Via da Libertação. Cada trilho é concebido para um conjunto diferente de circunstâncias. O primeiro trilho baseia-se numa curta liturgia de prática escrita por Mingyur Rinpoche intitulada Néctar da Via e destina-se a pessoas que têm cerca de 30 a 60 minutos para a sua prática diária de meditação. O segundo trilho baseia-se numa liturgia tradicional de ngondro intitulada A Carruagem para Viajar na Nobre Via. Este trilho funciona melhor para quem pode praticar entre uma e duas horas por dia. Ambos os trilhos culminam na prática de uma sadhana de Tara Branca escrita por Mingyur Rinpoche e intitulada A Radiância do Coração.
Quais são os pré-requisitos para iniciar a Via da Libertação?
Para iniciar qualquer um dos dois trilhos mencionados acima, precisa participar num retiro Via da Libertação, de Tergar, onde receberá as transmissões necessárias para as práticas. Também precisa tomar refúgio para iniciar as práticas do trilho de ngondro. A cerimónia de refúgio é realizada durante os retiros presenciais. Pode encontrar todos os eventos de Tergar em events.tergar.org.
Que práticas estão incluídas na Via da Libertação?
Ambos os trilhos da Via da Libertação incluem duas formas diferentes de prática: as práticas da natureza da mente e as práticas do método, que envolvem contemplação e/ou imaginação. As práticas da natureza da mente colocam-nos diretamente em contato com a nossa natureza desperta – a pureza radiante da consciência. As contemplações e práticas que usam a imaginação levam-nos ao mesmo lugar, mas fazem-no dissolvendo os hábitos que nos impedem de ver a nossa natureza desperta.
Como os dois trilhos da Via da Libertação diferem um do outro?
A principal diferença entre os trilhos do Néctar da Via e do Ngondro foi mencionada acima. O primeiro funciona melhor quem tem 30 a 60 minutos para praticar todos os dias ou para quem tem uma forma mais simples de prática com mais tempo para se dedicar especificamente à meditação da natureza da mente, enquanto o último se destina a quem tem pelo menos uma a duas horas para a sua prática diária de meditação.
Os dois trilhos contêm muitos elementos semelhantes. Ambos incluem os quatro pensamentos – quatro contemplações que orientam a mente para o caminho do despertar – bem como as práticas de tomar refúgio, despertando a mente altruísta do bodhichitta, e guru yoga. O trilho do ngondro também inclui a prática de Vajrasattva e oferendas de mandala.
O Néctar da Via é uma liturgia prática muito mais curta. A prática diária nestre trilho envolve menos cânticos e mais tempo para contemplação e meditação na natureza da mente. As práticas do ngondro são mais longas e, dependendo da situação de cada um, podem deixar menos espaço para períodos dedicados exclusivamente à prática da natureza da mente. Em termos da quantidade total de tempo de prática necessário para completar cada caminho, o trilho do ngondro demora consideravelmente mais (veja abaixo para mais detalhes).
Finalmente, a conclusão de qualquer um dos trilhos permitirá que os alunos continuem a receber ensinamentos avançados da natureza da mente. Note que certas práticas nas linhagens Kagyu e Nyingma exigem a conclusão de um ngondro. Se/quando Mingyur Rinpoche ensinar essas práticas no futuro, será necessária a conclusão do trilho do ngondro.
Quanto tempo leva a completar os requisitos para cada um dos dois trilhos?
O compromisso de tempo total para o trilho do Néctar da Via é de 500 horas. O trilho do ngondro requer um total de 100 horas de contemplação, 111.111 repetições de cada uma das quatro principais práticas do ngondro e 200 horas de prática da natureza da mente. Embora dependa do indivíduo, esse caminho leva cerca de 2.000 a 2.500 horas de prática para ser concluído. Assim, o trilho do Néctar da Via pode ser concluído em aproximadamente três anos com 30 minutos de prática diária, enquanto o trilho do ngondro leva cerca de quatro ou cinco anos com 90 minutos de prática diária.
E se eu não tiver certeza de qual trilho escolher?
Se não tem certeza de qual trilho escolher, pode começar com o Néctar da Via e mudar para o ngondro posteriormente. O mais importante é escolher a opção que funciona com suas circunstâncias. Pode sempre ajustar mais tarde. As equipas de suporte de Tergar estão sempre disponíveis se precisar de orientação na escolha de uma prática. Por favor envie um e-mail para [email protected].
E se eu já tiver concluído o ngondro de 4 x 111.111?
Se é um praticante de Vajrayana experiente com mais de 5 anos de prática de meditação e já completou o ngondro completo, pode participar num retiro de Nível 1 da Vida da Libertação para receber instruções sobre a natureza da mente de Mingyur Rinpoche ou Khenpo Kunga*. Os requisitos de prática para cada nível consistem em completar 50 horas de prática da natureza da mente e um certo número de dias de prática em retiro. Os guias de prática detalhados estarão disponíveis no próprio retiro.
*Nota: Se recebeu ensinamentos da natureza da mente de outro mestre, Mingyur Rinpoche ainda pede que todos os seus alunos recebam as quatro instruções indicatórias transmitidas por ele ou por Khenpo Kunga e cumpram os requisitos de prática para cada nível.
Como faço para progredir nos cinco níveis da Via da Libertação?
Ambos os trilhos incluem cinco níveis. Os meditadores do Néctar da Via praticam cada nível da prática durante 100 horas antes de passar para o próximo nível. Os meditadores do Ngondro fazem cada prática até à conclusão de um certo número de repetições, mais 50 horas de prática da natureza da mente para cada nível. Além disso, ambos os trilhos incluem um certo número de dias de prática de retiro em cada nível.
Estão disponíveis guias que fornecem detalhes sobre os requisitos específicos para cada nível. Esses guias, assim como instruções em vídeo de Mingyur Rinpoche** e muito mais, podem ser acedidos na área Path of Liberation, no Vajrayana Online. O programa Vajrayana Online de Tergar também tem cursos sobre o Néctar da Via e Ngondro, que pode encontrar no site da Tergar Learning Community.
Depois de completar o número de horas/repetições e dias de retiro especificados para um nível, pode passar para a próxima etapa do caminho. Abaixo está uma visão geral dos cinco níveis para cada trilho.
**Estas instruções também estão disponíveis em áudio e em transcrições.
Descarregue o diagrama da Via da Libertação [pdf]
Néctar da Via
Para descarregar o diagrama com a visão geral dos pré-requisitos e requisitos de conclusão de cada nível do trilho do Néctar da Via do programa Via da Libertação, clique aqui.
Nível 1: Os quatro pensamentos + quietude, movimento e consciência
- 100 horas de prática total
- Quatro dias de retiro
Nível 2: Refúgio + percepção e a natureza da mente
- 100 horas de prática total
- Quatro dias de retiro
Nível 3: Bodhichitta + vacuidade e natureza da mente
- 100 horas de prática total
- Sete dias de retiro
Nível 4: Guru yoga + claridade e natureza da mente
- 100 horas de prática total
- Sete dias de retiro (com 6 ou mais horas de prática por dia)
Nível 5: Tara Branca + autolibertação e natureza da mente
- 100 horas de prática total
- Sete dias de retiro
Ngondro
Para descarregar o diagrama com a visão geral dos pré-requisitos e requisitos de conclusão para cada nível do trilho do Ngondro do programa Via da Libertação, clique aqui.
Nível 1: Os quatro pensamentos + refúgio e bodhichitta
- 50 horas de contemplação dos quatro pensamentos
- 50 horas de contemplação do bodhichitta
- 50 horas de prática da natureza da mente
- 27.777 prosternações
- Quatro dias de retiro
Nível 2: Vajrasattva
- 111.111 repetições do mantra de 100 sílabas
- 27.777 prosternações
- 50 horas de prática da natureza da mente
- Quatro dias de retiro
Nível 3: Oferenda da mandala
- 111.111 oferendas da mandala
- 27.777 prosternações
- 50 horas de prática da natureza da mente
- Sete dias de retiro
Nível 4: Guru Yoga
- 111.111 repetições da súplica de sete linhas do guru yoga
- 27.780 prosternações
- 50 horas de prática da natureza da mente
- Sete dias de retiro
Nível 5: Tara Branca
- 100 horas de prática fundacional
- 400 horas de prática de aprofundamento ou 1.000.000 de repetições do mantra de Tara Branca
- Sete dias de retiro