Workshop de Meditação (presencial)
LEIRIA, 10-11 MAIO

O Caminho da Ação Compassiva
Embora os nossos padrões habituais muitas vezes nos levem a ignorar ou tentar afastar-nos do sofrimento, podemos usar os desafios da vida como oportunidades para nutrir sabedoria e compaixão e encontrar verdadeira felicidade.
No budismo, uma das maneiras mais poderosas de fortalecer essas qualidades é através de um conjunto de práticas conhecidas como as seis perfeições, ou seis paramitas.
As seis paramitas são a expressão natural da nossa mente desperta:
1. generosidade
2. conduta ética
3. paciência
4. esforço alegre
5. meditação
6. sabedoria.
Ao explorá-las, aprenderemos sobre como elas nos apoiam aqui e agora e enriquecem a forma como vivemos a nossa vida. Esta viagem leva-nos para lá de um sentido limitado de nós próprios — leva-nos a um lugar com um coração aberto e em paz.

Se aplicarem estas seis junto com tudo o que fazem na vossa vida, serão muito bem-sucedidos. As seis paramitas são mesmo importantes. São boas para meditadores, boas para praticantes e também boas para uma vida saudável e feliz. Também trarão benefícios à vossa vida quotidiana.
— Yongey Mingyur Rinpoche

Descrição do Workshop
Neste workshop, a instrutora de Tergar Antonia Sumbundu irá guiar-nos na exploração das seis paramitas, mostrando como essas qualidades do coração e da mente podem nos apoiar no caminho do despertar.
O nosso tempo juntos incluirá também ensinamentos em vídeo de Yongey Mingyur Rinpoche, além de meditações guiadas e discussões em grupo.
Os ensinamentos serão em inglês com tradução para o português.
Este retiro é aberto tanto para meditadores iniciantes quanto para experientes. Não há pré-requisitos.
Detalhes Práticos
- Datas e horários:
- 10 de maio: 10:00 – 18:00
- 11 de maio 9:00 – 17:00
- Local: Rua Frei Brás de Barros, 12, Leiria
- Língua: inglês com tradução alternada para o português
- Formato: presencial e não residencial (cada participante deve assegurar a reserva do seu próprio alojamento).
- Alimentação: A organização irá providenciar comida e bebida nos intervalos da manhã e da tarde. Cada participante deve assegurar as restantes refeições, incluindo o almoço.
- Valor: 80*, 100 ou 120 EUR (por favor, escolha de acordo com a sua disponibilidade financeira)
- *A opção de 80 EUR aplica-se apenas a pagamentos efetuados até 30 de abril
- Método de pagamento: Cartão bancário, PayPal, ou transferência bancária
Sobre Antonia Sumbundu
Antonia Dorthea Sumbundu é instrutora da Comunidade de Meditação Tergar, professora de Dharma, psicóloga clínica e especialista em saúde mental. Pratica meditação há mais de 35 anos.
Antonia foi inicialmente inspirada a tornar-se meditadora depois de ver um segmento de “The Lion’s Roar”, um filme sobre o 16º Karmapa, Rangjung Rigpe Dorje, mas foi em 1988, após assistir a uma palestra do Dalai Lama, que começou a praticar formalmente. O primeiro professor budista de Antonia foi o 3º Jamgon Kongtrul Rinpoche. Após a sua morte em 1992, estudou com uma variedade de professores, incluindo Chökyi Nyima Rinpoche, Chokling Rinpoche e Tsoknyi Rinpoche. Em 2002 conheceu Mingyur Rinpoche e começou a receber ensinamentos dele.

Desde a fundação da Tergar, Antonia tem estado envolvida na comunidade, primeiro como facilitadora e, desde 2016, como instrutora. Lidera retiros de meditação, ensina e apoia grupos de prática e estudantes de Dharma internacionalmente. Antonia é também diretora clínica e de programas de uma série de programas acreditados de formação em psicoterapia e presidente da direção de um centro de abrigo para mulheres.
O interesse de longa data de Antonia pelo Dharma, pela psicologia e pela aplicação da meditação para melhorar a saúde mental e o florescimento levou à sua paixão por unir mundos: Dharma e psicologia, sabedoria budista e ciência contemporânea, e meditação, espiritualidade e trauma coletivo, para citar alguns. Possui um mestrado pela Universidade de Copenhaga e um mestrado em MBCT pela Universidade de Oxford.