Instrutores de Tergar
Os instrutores facilitam programas da Alegria de Viver, incluindo retiros residenciais, e auxiliam nos cursos da Via da Libertação ministrados por Mingyur Rinpoche e outros lamas de Tergar. Eles também ministram cursos de Exploração do Budismo, fornecem entrevistas sobre meditação e orientam a equipa e as comunidades de Tergar.
Cortland Dahl
Cortland é um cientista, tradutor e professor de meditação que oferece workshops e guia retiros em todo o mundo. Tem praticado meditação desde há quase três décadas e passou algum tempo em retiros em mosteiros e centros de retiro no Japão, na Birmânia e na Índia, incluindo oito anos vivendo em campos de refugiados tibetanos em Katmandu, no Nepal.
Ele é doutorado em Mente, Cérebro e Ciência Contemplativa pela Universidade de Wisconsin-Madison, onde foi orientado pelo célebre neurocientista Dr. Richard Davidson. Ele também possui um mestrado em estudos budistas pela Universidade de Naropa. Além de seu trabalho como instrutor para a comunidade Tergar e diretor executivo de Tergar International, Cortland atua como Cientista de Investigação e Diretor Contemplativo no Center for Healthy Minds da Universidade de Wisconsin-Madison e na sua afiliada organização sem fins lucrativos Healthy Minds Innovations.
Cortland está ativamente envolvido em investigação científica e publicou artigos sobre o impacto das práticas de meditação no corpo, mente e cérebro. Ele também publicou doze livros de traduções de textos clássicos sobre filosofia budista e meditação. Ele vive atualmente com sua esposa e filho em Madison, Wisconsin.
Edwin Kelley
Edwin Kelley interessou-se pelo budismo em 1975, quando participou num retiro de meditação perto de Perth, na Austrália. Mais tarde, seguiu a carreira de contabilista e em 1992 foi para a Birmânia para realizar um período de seis meses de retiro intensivo com o célebre mestre de meditação Chanmyay Sayadaw. Enquanto praticava na Birmânia, foi temporariamente ordenado como monge budista Theravada.
Em 1994 foi contratado como Diretor Operacional por um dos centros de retiro de meditação mais conhecidos da América, a Insight Meditation Society (IMS), em Barre, Massachusetts. Dezoito meses depois, foi nomeado Diretor Executivo da IMS e serviu nessa função até 2003, quando renunciou para prosseguir com a prática intensiva de meditação a longo prazo.
Edwin conheceu o Budismo Vajrayana pela primeira vez em Dharamsala, na Índia, em 1993 e tornou-se aluno de Mingyur Rinpoche em 1998. Ele tem uma pós-graduação em Estudos Budistas pela Universidade de Sunderland, no Reino Unido. Mudou-se para Minneapolis, no Minnesota, com sua esposa Myoshin em 2009 para ajudar a estabelecer a Comunidade global de Meditação Tergar. Além do seu trabalho como instrutor, é atualmente o diretor financeiro de Tergar International.
Myoshin Kelley
Myoshin Kelley participou no seu primeiro retiro de meditação em 1975, aos 20 anos. Nos anos seguintes, ela recebeu instruções sobre o Dharma a partir de vários célebres mestres de meditação budista nas tradições Theravada, Zen e Vajrayana. Ela praticou extensivamente com os mestres de meditação birmaneses Chanmyay Sayadaw, Sayadaw U Pandita e Sayadaw U Tejaniya. No início da década de 1990, Myoshin recebeu instruções de meditação do mestre Soto Zen Hogen Yamahata. O seu desejo pela prática de meditação a longo prazo levou-a à Birmânia em várias ocasiões.
Em 1994, ela acompanhou o seu marido, Edwin, à Insight Meditation Society (IMS) em Barre, Massachusetts, onde treinou como instrutora de meditação por Joseph Goldstein e Sharon Salzberg. Desde então, ela tem ensinado meditação em vários lugares na América do Norte. Em 2003, foi nomeada professora residente no Forest Refuge, o centro de prática do IMS.
Myoshin entrou em contacto com os ensinamentos Vajrayana em 1993 e conheceu Mingyur Rinpoche em 1998, quando visitou os Estados Unidos pela primeira vez com seu irmão, Tsoknyi Rinpoche. Desde então, ela tem praticado com Mingyur Rinpoche na América do Norte e na Ásia, beneficiando das suas instruções hábeis e lúcidas sobre os profundos ensinamentos do Mahamudra. Ela mudou-se para Minneapolis em 2010 para ajudar a apoiar Mingyur Rinpoche na sua visão mundial e lidera programas a nível internacional e local.
Tim Olmsted
Tim começou os seus estudos budistas em 1977 com o falecido Chögyam Trungpa Rinpoche em Boulder, no Colorado. Em 1981, Trungpa Rinpoche convidou o pai de Mingyur Rinpoche, Tulku Urgyen Rinpoche, para ensinar em Boulder. Profundamente tocado por ele, Tim e a sua família mudaram-se apenas alguns meses depois para Katmandu para estudar com Tulku Urgyen e seus filhos. Durante os doze anos em que morou no Nepal, Tim estudou com muitos dos professores mais velhos que lá residiam e trabalhou como psicoterapeuta servindo a comunidade internacional. Em 2000, Tim mudou-se para Cape Breton, Nova Escócia, onde foi diretor da Gampo Abbey, o maior mosteiro budista residencial da América do Norte, durante três anos. Atualmente é presidente da Fundação Pema Chödrön, que apoia a Gampo Abbey.
Em 2003, após uma visita de Mingyur Rinpoche à Gampo Abbey, Tim iniciou a Yongey Foundation para apoiar e promover as atividades de Mingyur Rinpoche no Ocidente. Tim mora com a sua esposa Glenna em Steamboat Springs, no Colorado, onde lidera uma comunidade ativa que segue os ensinamentos de Mingyur Rinpoche e a linhagem da sua família.
Antonia Sumbundu
Antonia Sumbundu sentiu-se inicialmente inspirada para começar a meditar depois de ter visto um segmento de The Lion’s Roar, um filme sobre o 16º Karmapa, Rangjung Rigpe Dorje, mas foi em 1988, depois de assistir a uma palestra do Dalai Lama, que ela começou a praticar formalmente. O primeiro professor budista de Antonia foi o Terceiro Jamgon Kongtrul Rinpoche. Após a sua morte em 1992, ela estudou com vários mestres, incluindo Chökyi Nyima Rinpoche, Chokling Rinpoche e Tsoknyi Rinpoche. Em 2002 ela conheceu Mingyur Rinpoche e começou a receber os seus ensinamentos.
Antonia já era uma meditadora com grande interesse na aplicação clínica da meditação quando começou a estudar psicologia. Enquanto presidia a associação dinamarquesa de Terapia Cognitiva, Antonia conheceu o Dr. Mark Williams, um célebre psicólogo clínico e investigador no campo da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT), e iniciou uma longa e produtiva colaboração com ele. Antonia foi uma das primeiras psicólogas a formar-se em MBCT e, desde então, o seu trabalho concentrou-se na formação de profissionais em MBCT e na exploração das características singulares da supervisão em MBCT. Ela possui um mestrado em MBCT pela Universidade de Oxford e é membro associado do Oxford Mindfulness Center.
Antonia é mãe de dois filhos, mora na Dinamarca e está envolvida com a Tergar desde a sua criação em 2009, como líder de Tergar Copenhaga, como facilitadora e agora como instrutora. Ela também é membro do Conselho de Administração de Tergar. Ela continua a desempenhar um papel fundamental na formação e orientação dos líderes de grupo Tergar em toda a Europa.
Facilitadores de Tergar
Os facilitadores orientam sessões de grupo de meditação, oferecem entrevistas de meditação, lideram retiros não residenciais e apoiam as suas comunidades locais. Eles também facilitam os programas Alegria de Viver, tanto pessoalmente quanto online.
Anya Adair
Anya Adair cresceu no Mosteiro e Centro Tibetano Kagyu Samye Ling, fundado na Escócia em 1967 por Akong Rinpoche. Ela foi afortunada por conhecer muitos grandes mestres de meditação. Ela conheceu Mingyur Rinpoche enquanto visitava Palpung Sherab Ling na Índia em 2000 e tornou-se sua aluna em 2003 quando ele começou a ensinar Mahamudra no Reino Unido. Em 2017, ela foi cofundadora do grupo de prática Tergar Edimburgo. Anya trabalha como Cirurgiã de Transplante de Fígado e Pâncreas em Edimburgo e está envolvida em serviços de saúde no Tibete e no Nepal desde 2003.
Isboset Amador
Isboset (Set) Amador começou a estudar budismo em 2004, enquanto visitava a Índia e tornou-se aluno de Mingyur Rinpoche em 2006. Desde então, dedicou o seu tempo ao estudo, prática e liderança da comunidade Tergar no México. Set é Diretor de Tecnologia da Tergar International e também é membro do Conselho de Administração.
Scott Anderson
Scott Anderson pratica yoga e meditação desde a adolescência. Desde que conheceu Mingyur Rinpoche em 2010, dedicou-se à prática e disseminação dos ensinamentos de Rinpoche como um dos líderes fundadores de Tergar Madison. Scott é doutorado pela na Universidade de Wisconsin-Madison. Na universidade, a sua investigação focou-se na interação entre a meditação, atletismo e recuperação física, e as suas atividades de ensino são focadas em meditação e bem-estar no ensino superior.
Frédéric Auquier
Frédéric Auquier pratica e estuda meditação desde 2001 e é aluno de Mingyur Rinpoche desde 2003. Trabalha como diretor numa escola secundária internacional em Paris e ensina literatura. Desde outono de 2009, Frédéric ocupa uma posição de liderança na Comunidade de Meditação Tergar de Paris.
Gem Boord
Gem Boord é um budista praticante desde 1994. Durante três anos, estudou e praticou intensamente no mosteiro Kagyu Samye Ling, depois tornou-se um aluno próximo de Khenpo Tsultrim Gyamtso e assim permanece até hoje. Ele sentiu uma poderosa conexão com Mingyur Rinpoche quando Rinpoche veio dar ensinamentos na sua cidade natal, Brighton, em 2003. Desde então, tem seguido Rinpoche e tenta aplicar as suas instruções de meditação tanto quanto possível. Tempos curtos, muitas vezes! Gem vive no sul da Inglaterra com sua filha Yeshe e, como parte de uma equipe dedicada, lidera três grupos semanais de Tergar em Sussex.
Ya Ping Chang
Ya Ping Chang conheceu o budismo quando tinha dezoito anos enquanto estudava em Nova York. Ya Ping foi fundamental na organização da primeira visita de Rinpoche ao Brasil em 2006. Ela considerou os ensinamentos esclarecedores: “Quando o conheci, entendi o que era estar na via da meditação”. Desde aquela época, Ya Ping tem sido fundamental na organização das inúmeras visitas de Rinpoche ao país. Ela é a diretora de Tergar Brasil e supervisiona e incentiva o seu desenvolvimento e crescimento.
Franka Cordua von Specht
Franka Cordua-von Specht começou a meditar em 2004 e tornou-se aluna de Mingyur Rinpoche em 2007, em Vancouver. A reunião foi um ponto de viragem e inspirou-a a participar nos ensinamentos de Rinpoche em Bodhgaya, na Índia, em 2009. Acima de tudo, ela aprecia o profundo poder transformador dos ensinamentos de Rinpoche sobre consciência e, em junho de 2013, ajudou a fundar o grupo de prática Tergar Vancouver. Franka trabalha para Tergar International na equipe de Operações de Treino.
Marcelo Csermák
Durante a adolescência, Marcelo Csermák sentiu-se atraído para estudar e refletir sobre o funcionamento mais profundo do universo. Praticou meditação em várias tradições antes de conhecer Mingyur Rinpoche em 2010, em São Paulo. Marcelo é doutorado em Psicobiologia, é um dos primeiros investigadores de mindfulness no Brasil e dirige uma clínica de atendimento em ambulatório que estuda mindfulness e os seus efeitos no sono e na ansiedade. Marcelo é cofundador de Tergar Brasil.
Fionnuala Shenpen Daffy
Fionnuala Shenpen Daffy conheceu Mingyur Rinpoche em Katmandu em 1999. Desde então, ela estudou e praticou o budismo tibetano com Mingyur Rinpoche e outros mestres Nyingma e Kagyu. Ela desempenha um papel de liderança no grupo de prática Tergar em Katmandu, onde também dirige uma escola primária e secundária para as monjas em Tsoknyi Gechak Ling.
Kelly Ekman
Kelly Ekman se interessou pelo budismo e outras tradições orientais desde tenra idade e passou grande parte da sua vida explorando esses sistemas de crenças. Kelly conheceu e tomou refúgio com Mingyur Rinpoche em 2004. Por sugestão dele, ela viajou para a Índia e passou vários anos recebendo ensinamentos de Tai Situ Rinpoche, um dos principais mestres raiz de Rinpoche. Kelly atualmente reside em Maple Ridge, em British Columbia, e agora que está aposentada, dedica a sua vida a promover e a fazer avançar os ensinamentos de Mingyur Rinpoche.
Mary Guo
Mary Guo iniciou as práticas regulares de budismo em 2001. Desde que conheceu Mingyur Rinpoche em 2007, Mary segue-o e envolve-se na prática de grupo no centro de meditação de Phoenix. Mary, engenheira de design da indústria de semicondutores, também gosta de yoga e tai chi.
Robin Harris
Robin Harris cresceu numa comunidade budista tibetana na Escócia e ajudou a estabelecer o grupo de prática Tergar Edinburgo. Ele conheceu Mingyur Rinpoche na Índia em 2001 e pratica sob sua orientação desde 2007. Passou quatro anos em retiro entre 2010 e 2014 e desde então treinou no ensino de mindfulness para crianças. O principal interesse de Robin é trabalhar com jovens e atualmente ensina meditação nas escolas.
Lucas Henriksson
Lucas conheceu Mingyur Rinpoche na Índia, em 2008. Passou os três anos seguintes a estudar filosofia budista e língua tibetana em Katmandu. Após os seus estudos, voltou para a Suécia e passou mais tempo em retiros solitários entre 2012 e 2015.
Lucas vive no interior da Suécia. No seu trabalho para Tergar International, ele escreve os conteúdos e currículos para os programas da Alegria de Viver, da Via da Libertação e do Vajrayana Online.
George Hughes
George Hughes descobriu a filosofia oriental e a meditação durante o ensino secundário, e tem sido aluno desde então. Ele também estudou e ensinou yoga, massagem e outras modalidades de cura holística. George ajudou a fundar a Comunidade de Meditação Tergar Stuart, na Florida, em 2010. Ele co-organizou retiros de meditação Tergar na Flórida, no Minnesota, no Oregon e no Nepal. Enquanto morava em Katmandu, ele também apoiou os vários programas de educação de Mingyur Rinpoche e foi Administrador Executivo de Curso do Instituto Tergar de Budismo Contemplativo. George trabalha atualmente na oferta de programas para a Tergar International.
Marco Iturbe
O amor pela leitura ao longo da vida de Marco Iturbe tornou-se uma ponte que o apresentou à tradição budista. Em 2010, Marco conheceu pessoalmente Mingyur Rinpoche e ficou imerso nos seus ensinamentos, motivado por sua esposa Gaby e filha María Renee. Marco é advogado de profissão e é membro ativo de Tergar Puebla, no México, onde colabora no crescimento e desenvolvimento da comunidade Tergar.
Kell Julliard
Kell Julliard praticou meditação numa variedade de tradições desde os seus vinte e poucos anos. Em 2009 ele conheceu Mingyur Rinpoche e desde então tem estudado intensivamente com Rinpoche e a Comunidade de Meditação Tergar. Durante esse tempo, ele foi mentor do Centro de Meditação Tergar de New York City e de Tergar Elmira. Além do seu papel com Tergar, Kell foi anteriormente diretor de investigação clínica num grande centro de saúde federal qualificado em Brooklyn, onde também ensinou meditação de atenção plena a professores, alunos e funcionários. Kell atualmente ensina meditação de atenção plena na Comunidade Sirius em Shutesbury, em Massachusetts.
Kasumi Kato
Kasumi cresceu no norte do Japão, onde aprendeu a meditar desde jovem. Ela fez um extenso treino em meditação e yoga, incluindo mais de um ano em retiros solitários de meditação, bem como vários retiros em grupo. Ela atualmente supervisiona as atividades de Tergar no Japão e traduz para Mingyur Rinpoche. Possui dois mestrados e passou 15 anos a ensinar japonês na Universidade de Wisconsin. Neste momento, trabalha para a Tergar International como especialista em currículos. No seu tempo livre, ela adora viajar e passar o tempo a meditar em retiro.
Justin Kelley
Justin Kelley passou dez anos morando na Índia e no Nepal, estudando a língua tibetana, os sistemas filosóficos hindu e budista e várias abordagens meditativas. Tornou-se um aluno de Yongey Mingyur Rinpoche em 2007 e tem praticado sob sua orientação desde então. Em 2015, tornou-se um estudante de doutoramento na Rice University no Departamento de Religião, onde estuda com a Dra. Anne C. Klein. A sua investigação foca-se na transformação psicofísica que ocorre na prática religiosa e nas maneiras pelas quais essas práticas influenciam a nossa compreensão da identidade e do mundo em que vivemos.
Irina Kuznetcova
Irina Kuznetcova pratica e estuda meditação desde que se tornou aluna de Mingyur Rinpoche em 2011. Ela dedica muito de seu tempo como líder de prática para a comunidade Tergar Moscovo e desempenha um papel importante na organização das visitas de Mingyur Rinpoche a Moscovo. Irina adora ler literatura russa, conhecer novas pessoas e ajudar outras pessoas a aprender sobre meditação.
Mai-Linh Leminhbach
Mai-Linh Leminhbach começou a sua viagem com ensinamentos budistas e meditação desde tenra idade com sua família budista e depois continuou a aprender com vários professores tibetanos. Ela tornou-se aluna de Mingyur Rinpoche em 2008. Ela é atualmente tradutora de ensinamentos budistas e trabalhou com a equipe de legendagem Tergar para a língua francesa. É cofundadora do Dharmalaya Institute em Bir, na Índia, e divide o seu tempo entre a Índia e a Suíça.
Laurel Long
Laurel Long é aluna de Mingyur Rinpoche desde 2003. Ela e seu marido Wally começaram a dinamizar um grupo de prática Tergar em sua casa na área da baía de São Francisco em 2007. Ela agora está aposentada e mora no sul do Oregon com seu marido, onde continuam a acolher um grupo e atividades locais de Tergar. Laurel gosta de viajar e praticar o Dharma com a comunidade Tergar.
Luís Machado
Luis Machado pratica e estuda o budismo tibetano desde 2005 e tornou-se aluno de Mingyur Rinpoche em 2009. Desde então, é um membro ativo de Tergar Brasil, ajudando a comunidade na organização de eventos, traduções e comunicação, além de ser um líder de prática. Luís mora no Rio de Janeiro e é consultor de marketing e publicidade. Além de estudar o Dharma, ele adora yoga, viajar e cinema.
Jess McNally
Jess McNally começou a meditar em 2009 e passou vários anos a estudar e praticar o budismo em tempo integral, incluindo três anos num mosteiro zen e três anos como monja novata na tradição budista tibetana. Ela conheceu Mingyur Rinpoche em Bodhgaya em janeiro de 2016 e tem vindo a praticar sob sua orientação desde então. Ela mora em Banff, em Alberta, no Canadá.
Mark Moore
Mark Moore é um educador, artista e escritor que estuda meditação, filosofia e desenvolvimento sustentável na Índia desde 1995. Ele teve a sorte de começar os seus estudos com S.S. o Dalai Lama e outros grandes e generosos mestres, e aprofundar os treinos da Alegria de Viver e da Via da Libertação/Mahamudra com Mingyur Rinpoche nos anos 2000. Desde então, Mark esteve envolvido com o trabalho de Mingyur Rinpoche em vários papéis, desde iniciativas ecológicas até projetos de escrita e legendagem de vídeo, e como líder de prática. Ele é o fundador da Earthville Network nos EUA e do Dharmalaya Institute na Índia e agora divide seu tempo entre os Himalaias, os Alpes e as Montanhas Rochosas.
Yazmin Morales
Yazmin Morales é aluna de Mingyur Rinpoche desde 2010. Desde então, a prática da meditação e os ensinamentos claros e profundos de Rinpoche tornaram-se parte de sua vida. Yazmin também foi voluntária na Comunidade Tergar Puebla em vários papéis. É engenheira de sistemas de computação com MBA e trabalha para uma empresa de tecnologia da informação como desenvolvedora de software.
Tsunma Kunsang Palmo
Tsunma Kunsang Palmo, originalmente de Inglaterra, viajou e trabalhou pelo mundo como professora de arte em escolas internacionais durante mais de uma década. Numa viagem ao Nepal ela encontrou Lama Zopa Rinpoche e ficou tão inspirada pelos ensinamentos que escolheu ficar na Ásia e viver uma vida imersa no Dharma. Logo depois, viajou para Himachal Pradesh, no norte da Índia, onde conheceu Jetsunma Tenzin Palmo e foi inspirada por sua orientação e ensinamentos. Ela completou um retiro de três anos no Mosteiro Sherabling sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Desde então, tem continuado a estudar com Rinpoche e, como facilitadora de Tergar International, tem liderado workshops e retiros da Alegria de Viver, na Índia. Ela atualmente vive no Mosteiro Ösel Ling em Kathmandu, no Nepal.
Amy Roth
Amy Roth é uma meditadora de longa data e é líder de prática da Comunidade de Meditação Tergar em Chicago há mais de 10 anos. Ela apresenta práticas essenciais de meditação de uma maneira direta e acessível que torna simples, se não fácil, incorporar a atenção plena e a compaixão nas nossas vidas modernas.
Alexander Scherbinin
Alexander Scherbinin tem praticado e estudado meditação numa variedade de tradições desde 1998 e é aluno de Mingyur Rinpoche desde 2006. Profissionalmente, Sasha é consultor de gestão. Tem participado na liderança de Tergar Moscovo desde 2010.
Maya Sepulchre
Maya Sepulchre desenvolveu interesse pela meditação e budismo enquanto trabalhava para uma ONG no Nepal. Ela é aluna de Mingyur Rinpoche desde 2007. Maya é fotógrafa profissional, também trabalhou como tradutora e é líder de Tergar Puebla. Com o apoio da equipa de tradução de Tergar en Español, ela traduziu o livro mais recente de Mingyur Rinpoche, “Transforming Confusion into Clarity”, para a comunidade espanhola.
Virginie Simard
Virginie conheceu o budismo pela primeira vez em 1992 através de Bokar Rinpoche. Durante seis anos foi monja na Índia e no Nepal. Ela conheceu Mingyur Rinpoche em 2001, mas o encontro “real” foi em 2011 através dos vídeos de ensinamentos de Rinpoche. Desde então, tem sido aluna de Mingyur Rinpoche e, em 2014, Virginie fundou o grupo de prática Tergar Rennes. Atualmente, faz parte de uma equipe de tradutores de francês de Tergar. Ela mora na região da Bretanha, na França, e trabalha como psicoterapeuta.
Stephanie Wagner
Stephanie Wagner meditava há vários anos antes de conhecer Mingyur Rinpoche em 2009. Ela sentiu imediatamente uma conexão com a mensagem de Rinpoche de que qualquer coisa na vida diária pode ser usada como uma oportunidade para despertar. Stephanie é coach de saúde certificada com mestrado em saúde integrativa e coaching de bem-estar pela Universidade de Minnesota e é instrutora e especialista em programas da Healthy Minds Innovations.
Justin Walker
Justin Walker pratica e estuda o budismo tibetano há mais de 20 anos. Ele recebeu os seus primeiros ensinamentos de Mingyur Rinpoche em 2003. Em 2006, ajudou Rinpoche com o desenvolvimento da Comunidade Tergar no Arizona. Ele mora em Tucson, no Arizona, onde é Reitor Associado da Universidade do Arizona.
Holger Yeshe
Holger Yeshe pratica meditação desde 1999. É aluno de Mingyur Rinpoche desde 2005. Foi ordenado monge em 2010 e tem-se concentrado principalmente no estudo da língua tibetana e da filosofia budista. Ele tem colaborado na liderança de grupos Tergar no Nepal, Alemanha e em Dharamsala, na Índia. Depois de viver no estrangeiro durante 17 anos, Holger Yeshe regressou à Alemanha para apoiar a comunidade Tergar lá.